Nova Medtec |

Essencial para a boa recuperação, a reabilitação pulmonar pós COVID-19 usa aparelhos e técnicas para evitar seqüelas pulmonares aos pacientes

A fisioterapia respiratória pós-COVID serve para restaurar ou manter a capacidade dos pulmões e brônquios, especialmente após internações e intubação e evitar complicações conseqüentes da infecção, mesmo após o paciente ter alta hospitalar e estar livre do vírus. 

A importância da fisioterapia pós-Covid é inegável, especialmente porque muitos dos pacientes sofrem seqüelas após longos períodos com suporte respiratório de oxigênio ou ventilação mecânica. 

Quem sai do hospital está, obviamente mais debilitado. Mas sair após uma infecção tão séria e após intubação ou suporte de oxigênio faz com que os pulmões precisem se readaptar ao padrão de “normalidade” da vida antes da COVID-19. 

Fisioterapia pós-COVID e qualidade de vida

Mas a fisioterapia respiratória – também conhecida como reabilitação pulmonar, não é importante apenas para quem passou um período hospitalizado, é benéfica e recomendada para todos os pacientes que tiveram sintomas respiratórios causados pelo corona vírus, ainda que tenham sido “apenas” uma sensação de cansaço ou falta de ar. 

O que é a fisioterapia respiratória

A fisioterapia respiratória é feita por meio de exercícios, com e sem aparelhos, para melhorar ou recuperar as funções do pulmão, recomendada para pacientes com problemas crônicos pulmonares ou cardíacos e para quem tem problemas pontuais – como a COVID-19, por exemplo.

Os exercícios incluem treinos direcionados para o pulmão propriamente dito e para a musculatura das costas e torso, alongamento e reeducação do paciente com informações relevantes.  

O que faz a reabilitação pulmonar

  • Reduz o esforço na hora de respirar e torna a respiração mais confortável e fácil;
  • Auxilia na expectoração e limpeza de secreção dos pulmões
  • Ajuda a expandir o volume pulmonar
  • Melhora para quem sofre de apneia do sono

A reabilitação pulmonar é uma ferramenta importante após a COVID-19 para quem sofre de problemas crônicos, como DPOC (distúrbio pulmonar obstrutivo crônico) e apneia do sono. É uma maneira relativamente simples e muito eficiente de restaurar a qualidade de vida e facilitar a volta à normalidade e funcionalidade dos pulmões.

Nós temos aquilo que o fisioterapeuta recomenda

A Medtec trabalha com produtos que são referência no mercado em reabilitação pulmonar, em todas as lojas físicas e na loja virtual, como o Exercitador e Incentivador Respiratório Respiron Classic, o modelo mais usado pelos fisioterapeutas e mais recomendado para uso doméstico dos pacientes. 

A versão para atletas– que precisam de mais fôlego – Respiron Athletic 3, exige um grau maior de esforço para quem precisa de alto rendimento pulmonar. 

Já o Shaker Plus é um exercitador respiratório e incentivador da higiene dos brônquios, desenvolvido para mobilizar as secreções pulmonares, facilitar e estimular a expectoração e sem uso de medicamentos.

O Respiron Kids é desenvolvido para melhorar o condicionamento pulmonar dos pequenos, com um design colorido e mais lúdico para atrair a atenção dos pequenos. 

Esses e outros aparelhos para fisioterapia respiratória você encontra nas lojas Medtec ou no nosso e-commerce, mas é importante lembrar que reabilitação pulmonar é coisa muito séria – especialmente para quem pode recobrar a função total dos pulmões, como quem passou pela infecção por corona vírus e quer afastar as chances de seqüelas.

Por isso, para que a reabilitação seja realmente bem sucedida, precisa de acompanhamento de um profissional que recomendará os aparelhos e exercícios certos para as suas necessidades.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *