Nova Medtec |

Toda máscara precisa ser descartada ou algumas podem ser reutilizadas? Espirrar álcool equivale a lavar a máscara? Pode higienizar máscara cirúrgica? Tire suas dúvidas aqui

A higienização de máscaras é um assunto que deixa muita gente intrigada. E mesmo a comunidade científica já “bateu cabeça” sobre o assunto. No início a recomendação era apenas lavar com água e sabão. Depois descobriram que a água quente poderia ser um diferencial na higienização. Mas, afinal, como higienizar as máscaras de proteção contra a COVID-19?

Antes de lavar, desinfetar ou limpar as máscaras (quando isso for possível), é preciso lembrar que ao chegar em casa e remover a máscara do rosto é necessário colocá-la em um lugar separado, como o cesto de roupas sujas, para que não contaminem outros itens.

JAMAIS coloque a máscara em cima da mesa ou no balcão da cozinha – afinal, essa máscara filtrou os vírus que você não inalou. Após retirar a máscara, lave as mãos novamente. 

Como lavar máscaras de tecido

Trate sua máscara como material contaminado e que oferece risco, como já dissemos. A máscara pode ser lavada na máquina de lavar, preferencialmente no ciclo mais longo e com água quente (a mais quente possível).

Se tiver uma secadora, colocar as máscaras na secadora pode ser interessante para matar o restante dos microorganismos que sobraram na lavagem.

Caso a máscara seja 100% algodão, sem elastano, você pode passá-la a ferro também para blindá-la contra resquícios de infecção. 

Também é possível lavar as máscaras à mão. Água quente é mais recomendável. Use detergente e lave por pelo menos 20 segundos. Enxague bem. 

Espirrar álcool na máscara funciona?

Não. Espirrar álcool nas máscaras, sejam quais forem, não é suficiente para um desinfecção adequada do material.

No caso das máscaras como a cirúrgica e respiradores como N95 e KN95 espirrar álcool pode danificar as fibras do equipamento e diminuir a eficiência da proteção contra o vírus, portanto, não é recomendado. 

É possível higienizar máscaras N95 ou outras do mesmo tipo?

Sim, mas não de maneira caseira. Existem aparelhos específicos que esterilizam as máscaras por meio de vaporização de peróxido de hidrogênio e irradiação de luz ultravioleta especial para o extermínio de germes

Portanto o mais recomendado é jogar a máscara fora após algumas horas de uso. 

As máscaras cirúrgicas também não podem passar por nenhum tipo de higienização sem romper suas fibras, portanto são descartáveis e devem ser descartadas após o uso.

Logo, as únicas máscaras que podem ser reutilizadas após lavagem são as de tecido. 

Como higienizar seu face shield

Apesar de serem ineficientes se usados sozinhos, os escudos faciais conhecidos como face shield podem ajudar a fazer uma barreira física e aumentar a eficiência da proteção da máscara.

Para higienizar esse tipo de equipamento de proteção, basta desinfetá-la com um pano macio umedecido com álcool 70% (gel ou líquido) ou lavá-lo com água e sabão.  Vale lembrar que o face shield deve ser trocado a cada três ou quatro horas. 

O mesmo método pode ser utilizado para limpar os óculos de proteção. 

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *